terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conceitos básicos: Clock e Hertz

Para sincronizar coisas dentro de um computador usa o sinal do clock. A figura abaixo é um exemplo desses sinais.



Figura: Sinal de clock.
O sinal de clock: é uma onda quadrada passando de “0” a “1” a uma taxa fixa. Nessa figura pode ver três ciclos de clock (“pulsos”) completos. O início de cada ciclo é quando o sinal de clock passa de “0” a “1”; o que é marcado com uma seta.  A unidade de medida do clock é o Hertz (Hz), que é o número de ciclos de clock por segundo. Um clock de 100 MHz significa que em um segundo existem 100 milhões de ciclos de clock.
Os ciclos de clock são utilizados para todas as medidas de tempo no computador. Por exemplo, para começar a transferência de dados, leva cinco ciclos de clock completo uma memória RAM com latência “5”. Para executar as instruções, o CPU necessita de um determinado número de ciclos de clock.       
O processador tem uma tabela que lista a quantidade de ciclos de clock que serão necessária para a execução de cada instrução. Portanto, para um processador com apenas uma unidade de execução, em duas instruções a serem executadas, sabendo que uma levará 7 ciclos de clock, ele automaticamente só começará a excução da próxima instrução no 8o pulso de clock. Para os processadores modernos é possível executar a segunda instrução paralelamente com a primeira, pois, possuem várias unidades de execução

Nenhum comentário:

Postar um comentário